Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Leitura: porta aberta para este e outros mundos

Como os colégios do Grupo Positivo têm proporcionado aos estudantes diferentes oportunidades de explorar obras literárias

A leitura é uma ferramenta essencial na formação sociocultural dos estudantes. Por meio dela, eles aprimoram suas habilidades linguísticas e seus conhecimentos sobre o funcionamento de diferentes sociedades e culturas e, sobretudo nas leituras ficcionais, têm a oportunidade de desvendar a alma humana, conhecendo o que se passa nas mentes e nos corações de outras pessoas. Por esses motivos, a leitura ocupa um lugar de destaque no currículo dos colégios do Grupo Positivo, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Para os pequeninos, nossos educadores estimulam a imaginação, contando histórias ou criando narrativas coletivas, explorando personagens, enredo e espaço, sempre que possível com a ajuda de objetos ou sons e canções que agucem a curiosidade e motivem o apreço pelas obras literárias. Os livros são pontos de partida para conversas que ampliam o conhecimento das crianças, levando-as a observar e a pensar a respeito da realidade que as cercam. A família é convidada a fazer leitura compartilhada com os filhos, utilizando os livros periodicamente enviados para casa.

As Bibliotecas dos nossos colégios são espaços de valorização cultural, que realizam constantemente ações de incentivo à leitura e contação de histórias, sempre buscando encantar crianças e adolescentes e atraí-los para perto do acervo. Os professores agendam horários para levar suas turmas semanalmente tanto na Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, permitindo que visitem o espaço e explorem as obras disponíveis.

No Ensino Fundamental e no Ensino Médio, adotamos livros literários a cada período letivo.  Por meio dessas obras ficcionais, convidamos os estudantes a conhecerem diferentes autores e gêneros e os sensibilizamos a perceberem sutilezas linguísticas, particularidades na construção de enredos e personagens, bem como as dimensões social, histórica e cultural que constituem o pano de fundo das narrativas.

Projetos para a formação de leitores

A leitura é fundamental para o desenvolvimento das habilidades de escrita, sobretudo na percepção das características dos gêneros textuais e da estrutura sintática e semântica das narrativas. Por isso, estimulamos que nossos estudantes também escrevam suas histórias e participem do concurso Palavra Viva, que há quase 50 anos reúne textos dos alunos em uma publicação anual.

Como nossos colégios também oferecem a aquisição da língua inglesa em todos os segmentos, durante as aulas do Centro de Línguas, é realizada a leitura compartilhada ou individual, para os anos de ensino mais adiantados, dos readers, obras que compõem o material didático e que respeitam o nível linguístico de cada faixa etária. No Bilíngue Premium, os estudantes dos Anos Iniciais leem duas obras em língua inglesa anualmente e os do Ensino Fundamental – Anos Finais, quatro. Para esses últimos, é oferecido o componente Language Arts Lab, no qual ampliam seus conhecimentos sobre literatura estrangeira e aprimoram suas habilidades de leitura e escrita na segunda língua.

Para o próximo ano letivo, estamos preparando uma ampla mobilização de toda a comunidade escolar em prol da leitura. As famílias serão convidadas a refletir sobre o seu papel no processo e a agir na formação de leitores. As Bibliotecas terão seus acervos ampliados e expostos em mais espaços das nossas unidades. Os alunos terão mais oportunidades de leitura em práticas periódicas conforme a faixa etária. Investiremos no hábito de ler e em ler por prazer. E continuaremos preparando nossos educadores para que possam sensibilizar os jovens para a jornada cotidiana da leitura.

Confira no esquema a seguir tudo o que é realizado nos colégios do Grupo Positivo para o incentivo à leitura:

Educação Infantil

Projeto Leitores e Escritores em Formação

Contação de história

Leitura em família

Visitas à Biblioteca

Anos Iniciais

Projeto Leitores e Escritores em Formação

Adoção de um livro literário a cada período letivo no 1º e 2º anos

Adoção de dois livros literários a cada período letivo no 3º, 4º e 5º anos

Visitas à Biblioteca

Anos Finais

Projeto de leitura interdisciplinar

Adoção de dois livros literários a cada período letivo, um em Língua Portuguesa e outro em outro(s) componente(s) curricular(es)

Adoção de livros literários em Educação Financeira

Ensino Médio

Adoção de obras literárias escolhidas nos principais vestibulares do Paraná e Santa Catarina

Leitura dirigida e mediada por professores de Literatura

Atividades interdisciplinares conforme a temática das obras

CLiP

Leitura compartilhada de readers

Bilíngue Premium

Adoção de duas obras literárias em língua inglesa anualmente nos Anos Iniciais

Adoção de quatro obras literárias em língua inglesa anualmente nos Anos Finais

Copy link
Powered by Social Snap