Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Soluções educacionais adequadas às aptidões socioemocionais

Aprende Brasil Educação lança coleção Laços para adicionar o desenvolvimento emocional nas escolas da rede pública

O alto uso da tecnologia, das redes sociais e a vida mais acelerada provocam mudanças drásticas no comportamento de boa parte da população jovem brasileira e mundial. Casos de distanciamento social, transtornos emocionais e psicológicos, imediatismo e crises pela falta de maturidade para lidar com as próprias emoções estão sendo diagnosticados com mais frequência por profissionais da saúde e sentidos na convivência familiar e escolar.

Em atenção a esses fatores e às necessidades apontadas pelas escolas conveniadas atendidas, a Aprende Brasil Educação desenvolveu a Laços, uma solução educacional que favorece a construção de competências socioemocionais essenciais aos estudantes do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais). A coleção, composta de livros para alunos, professores, família e dinâmicas gamificadas, foi desenhada para fortalecer a relação entre a família e a escola e ser um recurso acessível a todos que se dedicam à educação de crianças e adolescentes.

Como o desenvolvimento cognitivo dos estudantes está diretamente ligado ao bem-estar social e emocional – como apontam os estudos realizados no mundo todo sobre a educação socioambiental , a coleção foi elaborada com o intuito de promover a formação integral dos estudantes, preparando os professores para desenvolverem um olhar sensível para situações que afetam a saúde emocional de seus estudantes, promovendo ações e implementando soluções que preparem os docentes para lidar com desafios que envolvem essas questões no dia a dia e ensinando os estudantes a fazerem a gestão das próprias emoções dentro e fora da sala de aula. As propostas de trabalho e as dinâmicas apresentadas na solução têm grande potencial para a construção de ambientes mais saudáveis, propícios ao aprendizado, tornando a escola um espaço harmonioso e acolhedor para enfrentar situações comportamentais desafiadoras.

“Estamos na posição privilegiada de poder elaborar soluções pensadas especialmente para crianças e estudantes muito diversos. Em todas as nossas novas produções, temos trabalhado as competências socioemocionais, num esforço de garantir que os professores fiquem atentos às necessidades e às dores de nossos estudantes, para que se sintam acolhidos no ambiente escolar e possam seguir seguros em sua jornada de aprendizado.”

Cristina Kerscher, gerente editorial da Aprende Brasil Educação

O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL

Por se entender que o desenvolvimento cognitivo dos estudantes está diretamente ligado ao bem-estar social e emocional, na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) principal documento oficial que rege a educação brasileira, homologada no final de 2017 são indicadas dez competências gerais, cujo objetivo é o desenvolvimento intelectual, social, físico e emocional dos estudantes.

Em maio de 2018, foi sancionada a Lei n.º 13.663, na qual foi definido que os estabelecimentos de ensino devem desenvolver ações destinadas a promover a cultura de paz (art. 12, inciso X).

CONHEÇA O NOVO EMBAIXADOR DA LAÇOS

“Marcos Meier é um dos mais renomados especialistas em educação socioemocional no país, e sua experiência e conhecimento serão de grande valor para nós. Além de ser um comunicador nato, a sua capacidade de conectar-se com as pessoas é incomparável. Ele será um grande parceiro para a divulgação da nossa coleção e para o aprimoramento da educação socioemocional no Brasil.” destaca Fábio de Oliveira, diretor-executivo da Aprende Brasil Educação.

De acordo com um levantamento feito pela Educa, a procura por escolas que apresentem soluções voltadas à educação socioemocional em sua matriz pedagógica cresceu 316% no primeiro semestre de 2023. Porém, entre todos os desafios de natureza econômica e social que enfrentam as instituições de ensino brasileiras, três são latentes: a promoção da equidade, da inclusão e a dedicação à formação de professores.

“Equidade e inclusão andam de braços dados, pois, felizmente, cada vez torna-se mais evidente a importância de atendermos às necessidades individuais de cada estudante, respeitando suas diferenças, para poderem ter as condições necessárias para se desenvolverem. Para que isso aconteça, é necessário criar oportunidades para que os professores estudem, se atualizem e estejam preparados para ensinar da melhor maneira possível, independentemente do contexto social e econômico em que suas instituições de ensino estejam inseridas”, completa a gerente editorial.

Kerscher relata que é consenso em muitos países o fato de a aprendizagem socioemocional ser tão fundamental quanto a acadêmica na formação dos estudantes.

Em sistemas educacionais de nações como Finlândia, Noruega, Suécia e Dinamarca, é possível vivenciar a valorização do bem-estar dos estudantes tanto quanto o desempenho acadêmico, motivo pelo qual nessas nações é valorizado o desenvolvimento de aptidões humanas, como trabalho em equipe, comunicação eficaz e resolução de problemas. Isso tem contribuído para que os estudantes aprendam a gerir as próprias emoções, encontrem o equilíbrio emocional, melhorem a relação com eles mesmos e com aqueles com quem convivem. Consequentemente, são observados nesses países índices elevados no nível da educação da população (parâmetro mundial), o que os coloca em posição de destaque em resultados acadêmicos.

Copy link
Powered by Social Snap