Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Separação de resíduos

Grupo Positivo incentiva a correta separação e coleta do lixo, promovendo e atualizando ações em todas as suas empresas

Quem trabalha no Grupo Positivo sabe que a sustentabilidade faz parte do dia a dia. Entre as várias práticas de educação ambiental desenvolvidas nas empresas está a separação de resíduos, que a cada ano é incrementada para reduzir os impactos de nossas atividades na natureza. Atualmente, o Colégio Positivo realiza a coleta seletiva de resíduos de acordo com as normas vigentes, garantindo o correto gerenciamento do material descartado, o que inclui a adoção de recipientes e sacos plásticos adequados para seu acondicionamento, bem como a utilização da simbologia e das frases de risco para a identificação dos resíduos.

De acordo com Maurício Monteiro, gerente administrativo dos colégios do Grupo Positivo, a conscientização ambiental é bem trabalhada nas escolas, onde há o regular monitoramento dos resíduos gerados, de acordo com suas classificações – o que permite validar o acréscimo ou a redução do consumo. Os indicadores são preenchidos mensalmente pelas unidades do Colégio Positivo, conforme os relatórios de coleta emitidos pelos terceiros responsáveis por esse processo”, explica.

PARA MELHORAR AINDA MAIS

Apesar da efetividade do processo envolvendo a separação e a coleta do lixo nos colégios do Grupo Positivo, ainda há um trabalho de conscientização a ser feito. Para Monteiro, é fundamental que as comunicações do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) estejam completas e que todos as respeitem. Também é importante, segundo ele, reduzir ainda mais a geração de resíduos. Para melhorar esses pontos, o SGA promove um ciclo de treinamentos disponível na plataforma Evolua, chamado Cuidado Ativo, e idealizou um cronograma que compreende o controle e o entendimento dos resíduos gerados, mas que só trará resultados efetivos a partir de 2025, com a comparação dos indicadores.

POSIGRAF: CONSCIENTIZAÇÃO E RESPEITO PELO MEIO AMBIENTE

Em 2022, a Posigraf foi a primeira gráfica do ramo de impressão de revistas e livros no Brasil a se tornar Aterro Zero, o que significa que ela eliminou o envio de resíduos para aterros sanitários (sem considerar aqueles materiais que não têm outra alternativa de destinação). Essa conquista é fruto de um intenso trabalho de conscientização desenvolvido ao longo dos anos, que engloba ações de comunicação e treinamentos com os colaboradores, e se reflete no histórico de resíduos aterrados: em seis anos, houve uma queda de mais de 110 toneladas, conforme mostra o gráfico a seguir:

“A melhora no processo de segregação dos resíduos foi o que possibilitou o atingimento de nossa meta. Pretendemos manter e transformar as ações que estão funcionando em um programa contínuo, com incentivos por áreas na redução da geração de lixo”, afirma Thaís Milena, analista de Meio Ambiente da Posigraf. Conforme ela explica, tanto as áreas administrativas quanto produtivas recebem orientações muito claras do que fazer com os resíduos gerados nas atividades correspondentes, com a identificação das lixeiras por cores e imagens. “Criamos estratégias de comunicação visual para melhorar o entendimento do que deve ser descartado em cada lixeira e reforçar a importância para a Posigraf do correto descarte”.

PROCESSO CUIDADOSO

Confira o passo a passo realizado na Posigraf para garantir que o processo de separação e coleta do lixo aconteça com eficácia

Os colaboradores jogam seus resíduos nas lixeiras devidamente sinalizadas;

As áreas são diariamente auditadas pela equipe de Limpeza e Conservação;

Todas as inconsistências nos descartes são registradas no Sistema de Gestão de Não Conformidades;

As áreas em que foram identificados descartes incorretos são pontuadas e, quando atingem o limite de incidentes, perdem pontos no programa 5S.

INSPIRAR E TRANSFORMAR

A certificação Aterro Zero é a última de uma coleção de conquistas da Posigraf no âmbito da sustentabilidade. A primeira delas foi em 2000, quando a gráfica se tornou a primeira do país a receber a certificação ISO 14001. Depois vieram outros reconhecimentos: em 2003, a Posigraf foi pioneira também em integrar a conservação da biodiversidade ao negócio, com a adoção da Mata do Uru; em 2008, iniciou o monitoramento das emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) e a compensação a partir do selo Carbono Zero; em 2014, começou a publicar a emissão de GEE no GHG Protocol e foi a primeira empresa brasileira a obter a certificação Life; e apenas três anos depois conquistou o selo Clima Paraná.

A Posigraf representa o engajamento do Grupo Positivo em manter viva em todas as empresas e unidades uma de suas principais premissas: preservar o meio ambiente é uma questão de cidadania e de compromisso com a sociedade. E acreditamos que as grandes transformações começam com atitudes simples, como a separação de resíduos. Individualmente, dentro de nossas possibilidades, há muito o que podemos fazer para melhorar e harmonizar os ambientes – e assim, inspirando outras pessoas pelo exemplo, podemos crescer coletivamente e ajudar o planeta.

Copy link
Powered by Social Snap