Agir com integridade em uma empresa significa atuar de forma correta e íntegra, pautando-se nos valores institucionais e pessoais. Significa estar alinhado às normas corporativas, respeitando seus valores e crenças pessoais. Com o objetivo de despertar essas questões entre seus colaboradores, o Grupo Positivo promoveu, em novembro, o Mês da Integridade, dedicado à reflexão sobre atitudes e práticas que moldam a conduta em suas empresas.
A iniciativa, promovida pela área de Compliance, compreendeu a publicação de uma nova edição do Código de Conduta e o lançamento do Guia de Relacionamento com Agentes Públicos. Ainda, durante o mês, os colaboradores participaram de capacitações, bate-papos sobre temas de Compliance e sorteios de brindes. Alguns encontros foram conduzidos por especialistas renomados, como os advogados Luís Cesar Esmanhotto e Luiz Carlos Caldas.
A programação do Mês da Integridade buscou reforçar as boas práticas a serem observadas no dia a dia de trabalho, sensibilizando os colaboradores sobre situações de risco a serem evitadas e sinais de alerta a serem reportados.
“Quanto mais falamos sobre integridade e combate à corrupção, mais atentos ficamos à questão da conduta ética. Passamos a ficar mais alertas tanto em relação aos nossos comportamentos quanto aos do que nos rodeiam, seja no âmbito pessoal e profissional. Diante disso, iniciativas como o “mês da integridade” permitem que façamos reflexões para que haja possibilidade de nos tornarmos pessoas cada vez melhores e mais confiáveis. Como consequência, passamos a influenciar aqueles que estão à nossa volta a adotarem atitudes honestas, justas e responsáveis.”
Eliziane Gorniak, diretora do Instituto Positivo.
Faça a Escolha Certa!
Para reforçar o valor da ética e relembrar os temas relacionados ao Compliance, foi dada continuidade à websérie de vídeos Faça a Escolha Certa. Com dicas e orientações, os episódios abordam assuntos como relacionamentos éticos e conflitos de interesses, o que é assédio moral e sexual, mais detalhes sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o alertas sobre o uso correto das redes sociais.
Colaboradores bem-informados
Veja a seguir um resumo dos principais acontecimentos do Mês da Integridade 2023.
Penalidades nas relações trabalhistas: quais são e como aplicá-las no seu dia a dia
Conversa destinada a gestores, que receberam orientações e esclarecimentos sobre a forma de aplicação da Política de Consequências nas relações com suas equipes, a partir da análise de casos práticos.
Aspectos legais e práticos da inclusão
Formatado exclusivamente para coordenadores e diretores das unidades dos colégios e cursos do Grupo Positivo, em parceria com o Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP), o encontro possibilitou a discussão de casos práticos do dia a dia escolar.
Relacionamento com agentes públicos
Esse bate-papo mostrou a importância de o colaborador manter relações éticas e posicionamentos adequados ao interagir com agentes públicos, uma vez que assume a posição de porta-voz da empresa.
Compliance nas cobranças de contratos públicos
Encontro que ofereceu orientações aplicáveis à rotina dos colaboradores que participam da execução de contratos públicos, destacando procedimentos formais a serem observados e cuidados com documentação para minimizar o risco de inadimplência.
Patrocínios e doações
Capacitação em que foram repassadas as diretrizes da Política de Patrocínios e Doações, envolvendo, por exemplo, vedações, fluxo das solicitações e arquivo de evidências.
Assédio no ambiente de trabalho
Disponível na plataforma Evolua e obrigatória para todos os colaboradores, a capacitação como objetivo informar, orientar e exemplificar situações que caracterizam assédio moral e sexual.
LGPD
Disponível na plataforma Evolua até o dia 29 de fevereiro de 2024 e obrigatória para todos os colaboradores, a nova capacitação traz conceitos, princípios e situações práticas envolvendo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Guia de Relacionamento com Agentes Públicos
Guia orientativo, que reforça os conhecimentos dos colaboradores sobre as boas práticas no relacionamento com agentes públicos, levando em consideração as políticas internas de Compliance e boas práticas de mercado.