Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Tecnologia

Inteligência artificial e a Educação

Tecnologia chega às salas de aula dos colégios do Grupo Positivo para oferecer ensino personalizado

As escolas são ambientes orgânicos, que precisam se adequar às constantes transformações do mundo. Nos colégios do Grupo Positivo, alunos e professores vêm aprendendo, cada vez mais, a lidar com a tecnologia e as novas metodologias pedagógicas, que surgem principalmente associadas a uma novidade impactante: a Inteligência Artificial (IA). Aqui, buscamos aprimorar as ferramentas de ensino e a aplicação dessas tecnologias em sala de aula, com o objetivo de potencializar a experiência do estudante.

Ou seja, a IA torna-se uma aliada, enriquecendo a experiência educacional por meio de abordagens como trilhas de aprendizagem personalizadas, assistência virtual interativa, suporte inteligente para aprendizagem colaborativa e realidade virtual com experiências imersivas. Apostar na capacitação dos estudantes de lidar com a evolução tecnológica promove o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas complexos, atitude empreendedora, orientação por resultados e criatividade

Os professores também se beneficiam

E não são só os alunos que precisam ser capacitados para aproveitar ao máximo essa tecnologia – os professores também. A IA também oferece benefícios significativos para os docentes, permitindo a identificação de padrões nos dados de desempenho dos alunos e, assim, a detecção mais rápida e precisa de possíveis dificuldades de aprendizagem. Isso viabiliza intervenções personalizadas e eficazes.

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, com professores dos Estados Unidos, Canadá, Cingapura e Reino Unido, assistentes virtuais podem reduzir a carga horária semanal utilizada na preparação das atividades escolares em aproximadamente 60%. Então, os professores passam a assumir papéis mais abrangentes, como curadores, geradores, mediadores e facilitadores de conteúdo, orientando os alunos a explorar a IA de maneira responsável e equilibrada.

Capacitação para trabalhar com IA

Formação Docente ministrada por Diogo Becker, em julho de 2023.

Em 2023, os professores dos colégios do Grupo Positivo puderam participar de duas capacitações, oferecidas pelo programa interno de desenvolvimento e formações continuadas. Uma delas ocorreu durante a Semana Pedagógica, no III Encontro Teia, com o objetivo de explorar o universo da Inteligência Artificial e fornecer aos docentes uma visão geral.

O outro momento foi um curso livre realizado no primeiro semestre do ano letivo, com o tema Combate à Desinformação: Chatbots e Motores de Busca. Nesse caso, o objetivo foi oferecer subsídios para a compreensão e a atuação no combate à desinformação on-line, a partir da apresentação das potencialidades e limitações dos chatbots e motores de busca.

Formação docente ministrada por Gabriel Spenassatto, em agosto de 2023.

Nas salas de aula, os estudantes têm feito uso da IA sempre com a mediação dos docentes. Por exemplo, em Língua Portuguesa e Literatura, os professores solicitaram a criação, com o auxílio do ChatGPT, de um poema no estilo característico do Romantismo. Após a criação do poema, os estudantes tiveram que fazer uma análise do que a IA apresentou, sendo, assim, estimulados a pensar criticamente.

Comando dado à IA por um grupo de alunos.

“A partir de 2024, para apoiar o projeto pedagógico, os colégios do Grupo Positivo passarão a adotar a Max.IA, uma tecnologia educacional focada em ações preventivas e corretivas, visando uma aprendizagem mais relevante. Essa ferramenta prevê o desempenho dos alunos em avaliações previamente selecionadas pela instituição e, por meio de estudos direcionados, tende a evitar lacunas. A tecnologia se baseia em quatro pilares principais – pedagógico, cognitivo, psicométrico e comportamental –, permitindo ao aluno identificar com mais precisão os pontos de melhoria em sua jornada pedagógica e acessar conteúdos individuais com base em sua personalidade. O foco da solução é a aprendizagem e não apenas o resultado final.”

Lucas Willian de Souza, coordenador de Tecnologia Educacional no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios do Grupo Positivo.

Importante!

A Max.IA não substitui o papel do professor. Seu objetivo é apenas fornecer acesso instantâneo aos dados de desempenho dos alunos, permitindo a personalização das práticas educativas e a revisão de rotas ao longo do percurso, se necessário.

“Sabe-se que a inovação tecnológica está sempre em atualização. Por conta disso, os desafios são constantes e necessários, ainda mais no tocante à realidade escolar – afinal, estamos transitando do cenário analógico para o digital. Entretanto, esses desafios nos motivam a preparar os estudantes e os professores para as habilidades necessárias ao mundo atual, permitindo parcerias que tendem a ressignificar a experiência da aprendizagem.”

Lucimeire Leduc Peixoto Fedalto, coordenadora do Ensino Médio no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios do Grupo Positivo.

Copy link
Powered by Social Snap