Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

O Sistema de Ensino NAME está de volta!

Aprende Brasil Educação relança o primeiro sistema de ensino para rede pública do Brasil, com atualizações em sua coleção

A Aprende Brasil Educação tem uma novidade: o relançamento do Sistema de Ensino NAME, o primeiro sistema de ensino para rede pública do Brasil. Ele surgiu há quase 20 anos, para atender a uma demanda de muitos municípios por uma abordagem clássica e tradicional dos conteúdos escolares, que difere um pouco do Sistema de Ensino Aprende Brasil, com sua abordagem mais “interacionista”. Porém, a coleção do NAME estava toda desatualizada, fora das recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), desde 2016.

Agora, a Aprende Brasil Educação, seguindo sua rota de expansão, retoma essa metodologia tão importante para o ensino público, reformulando toda a coleção, que começará a ser utilizada já em 2024, em dois níveis de ensino: Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais. De acordo com o diretor executivo da Aprende Brasil Educação, Fabio de Oliveira, em 2025 teremos a coleção completa, ou seja, do Berçário ao Ensino Fundamental – Anos Finais. Assim, pretende-se que o NAME volte ao mercado e, em parceria com os municípios, apresente excelentes resultados educacionais.

Um sistema cheio de recursos

O NAME é um sistema de ensino completo, que oferece aos municípios parceiros diversas soluções pedagógicas, como livros didáticos integrados, simulados, avaliações, ambiente digital, consultoria pedagógica e ferramenta de indicadores da educação. A combinação de todos esses recursos permite a exploração de conteúdos e habilidades que estimulam o processo de aprendizagem e acompanhamento dos indicadores educacionais. A experiência didática é ampliada com os recursos digitais disponibilizados em QR codes e no ambiente virtual de aprendizagem – sem contar a sistematização dos processos de ensino-aprendizagem e das orientações didáticas que guiam essa jornada.

Oliveira explica que, além dos itens do composto, o NAME contempla cadernos de atividades complementares e livros preparatórios para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e de apoio à alfabetização.

“Por meio dessa proposta clássica de abordagem dos conteúdos, em que os conceitos são sistematizados de modo mais estruturado, oferecemos aos alunos oportunidades de aplicação das aprendizagens e autonomia para os momentos de estudo fora da sala de aula.”

Fabio de Oliveira, diretor executivo da Aprende Brasil Educação.

Para diferentes perfis de aprendizagem, diferentes abordagens

Sabemos que o Brasil é um país grande, diverso, e que essa diversidade se aplica também ao campo educacional. Ou seja, cada município adota um padrão de ensino conforme fatores sociais, abordagens pedagógicas e geográficas, por exemplo. Embora o material do NAME seja estruturado em consonância com uma proposta clássica, a coleção foi concebida com base na premissa de que o professor e a gestão escolar têm liberdade para fazer as escolhas para trabalhar com cada turma e, mais especificamente, com cada estudante, atendendo às peculiaridades de cada perfil.

E esse é um dos aspectos que enaltecem a atuação da Aprende Brasil Educação, que agora conta com dois sistemas de ensino, com abordagens distintas, os quais dão a oportunidade de atender as redes de ensino de todo o país. “Isso reforça o nosso objetivo de oferecer educação de qualidade aos estudantes de escolas públicas, com equidade”, finaliza o diretor executivo.

Copy link
Powered by Social Snap