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Especial

Um Canal sempre Aberto

Situações de violação a normas internas e leis podem ser relatadas pelo Canal Aberto Positivo, a cada ano mais difundido e utilizado

Desde sua criação, em 2011, o Canal Aberto Positivo vem sendo cada vez mais utilizado por colaboradores, clientes e fornecedores. Tal fato decorre da ampla divulgação – interna e externa – que vem sendo feita ao longo dos anos, buscando promover a ética, a integridade e a segurança nas relações mantidas por todas as empresas do Grupo Positivo.

Nos últimos três anos, o número de relatos aumentou consideravelmente: em 2021, foram 74; em 2022, foram 121 casos; e em 2023, foram 237.

Esse crescimento demonstra a confiança existente em relação à plataforma, bem como o encorajamento para que comportamentos ou situações antiéticas ou ilegais sejam relatadas. O Canal Aberto Positivo é uma ferramenta segura, vinculada a uma empresa especializada independente, que garante o sigilo e a confidencialidade, além de permitir o anonimato daqueles que não querem se identificar.

No decorrer dos últimos 12 anos, o Canal Aberto Positivo vem demonstrando sua efetividade na análise, investigação e resolução de centenas de relatos, permitindo a adoção das medidas necessárias para mitigação de riscos.

Após a apuração de um relato, ao se constatar a existência de qualquer irregularidade ou infração, a política de consequências é aplicada, levando em consideração a gravidade do fato, o contexto em que este ocorreu e o histórico do infrator.

A ética no Grupo Positivo

Um dos valores do Grupo Positivo é a ética. Isso significa que a certificação da conformidade dos negócios com relação aos valores e às regulamentações específicas de cada segmento é uma das maiores preocupações na busca por um ambiente sadio e seguro.

“A última coisa que queremos com o Canal é promover uma caça às bruxas. O espírito principal é de aprendizado para todos os envolvidos no processo de relato e investigação, que precisa ser colaborativo para ser efetivo. Eventualmente medidas corretivas, por vezes duras, se mostram necessárias, mas esse não é o objetivo maior do Canal.”

Lucas Guimarães, Presidente da Positivo Educacional.

Números ao longo dos anos

Confira a seguir os dados registrados pelo Canal Aberto Positivo desde 2021 até o fechamento desta matéria.

É normal que haja curiosidade acerca dos desdobramentos existentes após a formalização de uma denúncia no Canal Aberto Positivo.

A gerente da área de Auditoria do Grupo Positivo, Sandra Paiva de Oliveira Franco, é uma das integrantes do Comitê de Conduta desde 2016. Ela relata que os processos de investigação dos casos recebidos pelo canal são conduzidos com total discrição e cuidado. “O Comitê de Conduta é composto por cinco pessoas, cuja atuação é pautada na imparcialidade, justiça e confidencialidade. Assim que recebemos um relato, as tratativas são imediatas. Levamos com seriedade cada uma delas”, explica.

Por dentro da investigação

Franco reforça que apenas fazer a denúncia e não a acompanhar pode acarretar em um processo mais prolongado.

“Em várias situações, nos deparamos com relatos que não apresentam informações ou evidências suficientes, ou então que acabam se desdobrando em novas investigações. Quando o caso está designado para um membro do Comitê, temos o compromisso de avaliar todos os cenários e investigar todas as fontes, para que o resultado seja o mais fidedigno possível. Usamos algumas técnicas de entrevistas, fundamentais para a condução do processo de investigação interna: nunca entrevistamos uma pessoa de interesse sozinhos e gravamos o depoimento com o consentimento do entrevistado, tudo para evitarmos qualquer interpretação equivocada. Com isso, buscamos garantir que as deliberações do Comitê sejam imparciais, seguras e justas.”

Sandra Paiva de Oliveira Franco, gerente de Auditoria do Grupo Positivo.

O que acontece quando você abre um relato no Canal Aberto Positivo

Como fazer um relato?

O Canal Aberto disponibiliza alguns meios para fazer denúncias, sugestões ou elogios. O site (www.canalabertopositivo.com.br) é o mais utilizado, seguido de e-mail (positivo@helloethics.com), telefone (0800-020-1545 – gratuito e disponível ininterruptamente) e o chatbot disponível pelo WhatsApp, com o botão exibido diretamente na página do Canal Aberto. O relato pode ser realizado de forma anônima ou identificada, com a garantia de tratamento imparcial, independente e sem qualquer tipo de retaliação.

“Quando recebemos relatos sem a indicação do nome dos envolvidos, a unidade da ocorrência, fotos, documentos ou outras evidências, a investigação pode ficar prejudicada, principalmente nos casos que versem sobre assédio. Ao recebermos um relato, ouvimos todos os lados e quanto mais dados e fatos são obtidos, mais certeira e ágil é a nossa
apuração”, complementa Franco.

Portanto, caso você perceba qualquer conduta inadequada em seu ambiente de trabalho (ou até mesmo indício), não hesite em usar o Canal Aberto. O compromisso com a ética e a integridade também faz parte do dia a dia de cada colaborador.

Atenção!

  • Nunca use o Canal Aberto Positivo como ferramenta de ameaça à equipe ou aos colegas
  • O canal não rastreia o IP, o computador ou o celular de origem da denúncia e o Positivo não tem acesso a essas informações
  • Além do sigilo, o relatante também tem a garantia de não retaliação para denúncias realizadas de boa-fé
  • Os entrevistados também estão protegidos pelo sigilo, devendo manter a confidencialidade de sua participação no processo investigativo
  • Se você participa do relato, seja como relatante ou depoente, lembre-se da confidencialidade, não comente sobre o processo desnecessariamente. Não comprometa a investigação.
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