Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

CEI Maria Amélia: empresas do Grupo Positivo se unem pela solidariedade

A instituição, além da atuação educacional, promove ações para o desenvolvimento da comunidade

CEI Maria Amélia: empresas do Grupo Positivo se unem pela solidariedade

A instituição, além da atuação educacional, promove ações para o desenvolvimento da comunidade

Um ambiente aconchegante, cheio de elementos lúdicos e totalmente adaptado para crianças. Cada centímetro do espaço do Centro de Educação Infantil Maria Amélia – AMA foi pensado para melhorar a experiência dos pequenos e proporcionar um ambiente completo de aprendizagem.

Apesar de todo o cuidado com os alunos, a atuação do CEI Maria Amélia não beneficia somente eles: a instituição desenvolve inúmeros projetos que contribuem para o crescimento e fortalecimento dos valores humanos, muitos dos quais voltados também para os familiares das crianças.

CRÉDITO: Divulgação

É assim que há 12 anos a AMA, como foi carinhosamente apelidada a escola, impacta a comunidade do Jardim Gabineto, região em que está localizada. São cerca de 100 crianças atendidas gratuitamente e em período integral, vindas de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Uma história de solidariedade

Em 2018, o CEI Maria Amélia passou a ser de responsabilidade do Grupo Positivo e a receber apoio dos diferentes negócios. Enquanto o Instituto Positivo cuida da gestão administrativa, o Colégio Positivo faz a gestão pedagógica e as demais unidades do Grupo colaboram com soluções didáticas e tecnologias educacionais.

CRÉDITO: Divulgação

Um dos principais objetivos do Positivo ao integrar o CEI Maria Amélia às suas iniciativas de responsabilidade social é potencializar a qualidade do atendimento da instituição, que já era bastante reconhecida pela comunidade. Assim, todas as unidades do Grupo Positivo abraçam também a instituição e reforçam sua contribuição por meio de iniciativas relacionadas às suas áreas de atuação.

A fundação da AMA, assim como a escolha de seu nome, são uma homenagem à mãe de um dos acionistas do Grupo Positivo, que foi o responsável por idealizar, implantar e manter a instituição durante oito anos, antes da absorção pelo Grupo. Além de atender principalmente ao seu propósito educacional, a AMA tem uma missão de atendimento assistencial à comunidade.

Para cumpri-la, mantém seu atendimento de forma integral, das 7h às 18h, o que permite que os pais e/ou responsáveis pelas crianças possam exercer suas funções profissionais cientes e tranquilos de que seus filhos estarão assistidos no período todo em que estão ausentes, garantindo o sustento de suas famílias.

Seleção cuidadosa

Todo o trabalho que envolve a AMA é bastante cauteloso – inclusive a seleção de novos alunos. Por se tratar de uma organização educacional de cunho assistencial, esse processo é bastante organizado, priorizando o atendimento a crianças em situação de vulnerabilidade.

Dar prioridade às crianças dessas famílias é garantir que todas permaneçam em um ambiente estimulador, que permite o desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos. Além de obedecer aos critérios, as famílias interessadas precisam participar das duas etapas do processo.

A primeira é o preenchimento de um cadastro de intenção de vaga. Depois, os pais interessados são convidados a uma entrevista com a diretora do CEI. Nesse momento, são levantadas algumas informações, como renda familiar, histórico da família e da criança e profissão dos pais. Também são feitas algumas perguntas: “como foi a gravidez da mãe (se foi desejada ou não) e o parto?”; a criança já frequentou outra escola?”; “quantas pessoas moram na casa e qual é o grau de parentesco de cada uma delas?”; e a casa é própria ou alugada?”, entre outras.

Critérios de seleção

A criança vive em situação de risco, sendo cuidada por idosos ou por irmãos menores para os pais poderem trabalhar

O responsável não tem com quem deixar a criança para poder trabalhar;

A família depende de aluguel para morar;

A renda familiar é de 1 a 3 salários mínimos;

A criança reside nas proximidades da escola;

Resultado da entrevista com a diretora do CEI*.

*A entrevista é o momento mais importante. Por isso, ela é feita de forma respeitosa, cautelosa e sigilosa. Os detalhes da fala dos responsáveis são determinantes.

Muito além da educação

Por se entender o alto nível de necessidade e vulnerabilidade social das crianças atendidas, a alimentação é uma atividade que recebe atenção especial na escola. Além de manter uma cozinha própria e cuidar de todas as etapas de produção dos alimentos, a AMA oferece um cardápio supervisionado por uma nutricionista.

CRÉDITO: Divulgação

Para garantir a segurança alimentar dos alunos, são oferecidas por dia três refeições completas, que são o café da manhã, o almoço e o lanche da tarde, além da Hora da Fruta e mais um complemento para as crianças menores antes de irem às suas casas. Ainda pensando na realidade dessas famílias, os alunos recebem uniformes e mochilas novos todos os anos.

Pais são muito bem-vindos!

Sabendo da importância do seu papel social diante da comunidade, o CEI Maria Amélia desenvolve ações e projetos voltados também para a comunidade. Entre eles está o Papo em Família, que abre um espaço para palestras e diálogos sobre temáticas que os próprios pais dos alunos elegem.

Esses encontros aconteciam mensalmente, e as famílias podiam convidar membros da comunidade local. Alguns dos temas que já foram abordados são limites na infância, fonoaudiologia e saúde bucal. Por conta da pandemia, esse projeto foi pausado, e a AMA estuda a retomada.

CRÉDITO: Divulgação

A AMA abre suas portas para os pais também por meio da oferta de cursos de aperfeiçoamento pessoal e profissional. Por isso, em parceria com a Universidade Positivo, disponibiliza cursos diversos, como Corte e Costura, Informática Básica, Informática Avançada e Culinária Sustentável. Também por conta da pandemia, essa ação está suspensa no momento.

Além dessas ações, o CEI Maria Amélia incentiva o movimento de valores humanitários de diversas formas, não só com as crianças, mas também com os pais. Entre as atividades desenvolvidas nesse âmbito está a atuação voluntária de pais na melhoria da infraestrutura da AMA.

Desenvolvendo seres mais humanos

Desde 2018, a AMA faz parte do Programa de Escolas Associadas à Unesco, assumindo um compromisso de educar para a paz, para o desenvolvimento sustentável e para o enfrentamento aos grandes problemas do mundo contemporâneo. Anualmente, a Unesco dispara temáticas pertinentes para debater dentro das salas de aula, com as crianças, para aprofundar o conhecimento e as experiências sobre essas temáticas.

Até mesmo a Semana da Criança é uma oportunidade de trabalhar o tema da responsabilidade com os pequenos. Anualmente, os alunos matriculados na AMA recebem doações de brinquedos das crianças dos Colégios Positivo. No ano passado, além de ganhar um brinquedo, tiveram o compromisso de escolher um de seus brinquedos para doar a outra criança.

Todos os brinquedos foram doados para a Associação Lar CriançArteira, organização que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade encaminhadas pelos Conselhos Tutelares e pela Vara da Infância e Juventude. Com isso, os alunos da AMA aprendem a importância de compartilhar.

Faça uma visita!

CRÉDITO: Divulgação

Você faz parte de todo esse trabalho social feito pela AMA. Se quer saber mais sobre a atuação da instituição, acesse o site ou agende uma visita e conheça o espaço de perto. O CEI Maria Amélia vai amar receber você!

Copy link
Powered by Social Snap