Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Uma equipe pronta para nos salvar

SESMT, com o apoio de outros setores, mantém a segurança dos colaboradores, a partir de ações fundamentadas em um Plano de Atendimento a Emergências

É responsabilidade de todas as empresas garantir a segurança nos espaços de trabalho, embora nem todas cumpram essa obrigação. No Grupo Positivo, esse quesito é prioritário, de modo que existe uma ampla estrutura de recursos físicos e humanos voltada para a prevenção e o controle de situações de risco e emergência. As áreas mais envolvidas nessa tarefa são a de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, o SESMT, e os colaboradores voluntários que formam as Brigadas de Incêndio, pessoas capacitadas para atuar em qualquer tipo de incidente.

As situações de risco mais comuns nas empresas de forma geral são aquelas que envolvem incêndio e vazamento de gases inflamáveis e de produtos químicos. Em termos de saúde, os casos mais comuns referem-se a cortes, arranhões e entorses – mas há aqueles mais graves, que ganham caráter de urgência e emergência, como problemas cardiovasculares, convulsões e engasgamentos.

O trabalho conjunto entre esses dois setores, com a colaboração de outros, é realizado a partir de um Plano de Atendimento a Emergências (PAE), o qual estabelece as diretrizes gerais a serem seguidas, tais como treinamentos de primeiros socorros, treinamentos simulados periódicos, manutenções preventivas e corretivas, reuniões ordinárias e acionamento do plano. Ou seja, no Positivo há um mecanismo de constante atualização a respeito do que precisa ser feito para prevenir que a comunidade – colaboradores, alunos, familiares, visitantes e terceiros – mantenha-se segura.

“É muito importante falarmos sobre isso, porque se trata de um grupo de ações que objetivam a promoção da segurança, da saúde e da proteção de todos os usuários de todas as nossas empresas e unidades. Além disso, abordar o tema frequentemente demonstra a preocupação e o compromisso do Positivo com essas questões latentes incluindo as ambientais, na medida em que buscamos evitar os impactos decorrentes de situações como incêndios, vazamentos de produtos químicos e intoxicações.”

Douglas Tadeu Ansolin Campos, coordenador de Segurança do Trabalho do Grupo Positivo.

Trabalho bem-estruturado

Além do preparo e da prontidão de vários profissionais, a estrutura dedicada para a atuação preventiva inclui ações e programas coordenados pelo SESMT, bem como a manutenção e a monitoria de instalações prediais para casos de incêndio: alarme, sistemas fixos e móveis de combate, sinalizações e saídas de emergência. É possível contar ainda com ações de saúde laboral, como a realização de avaliações médicas periódicas (exames ocupacionais), divulgação de informativos nos canais internos de comunicação que promovem o conhecimento sobre amplos temas e aspectos na saúde e treinamentos para primeiros socorros em situações de urgência e emergência em saúde.

A atuação do SESMT com base no PAE já evitou muitos acidentes e até mesmo resolveu situações perigosas na empresa. Dois exemplos bem lembrados pela equipe aconteceram no Colégio Positivo – Jardim Ambiental e no Colégio Positivo – Boa Vista. “O primeiro caso tratou-se de um vazamento de gás liquefeito de petróleo (GLP) em um laboratório da escola. O outro foi um princípio de incêndio no forro do corredor onde ficam as salas do Ensino Médio”, relembra Campos. Segundo ele, o trabalho eficaz das equipes envolvidas foi determinante para que os incidentes fossem devidamente controlados, evitando consequências ainda maiores.

“Em ambos os casos, o trabalho da Brigada, que é feito por colaboradores de modo geral, foi fundamental. Conseguimos conduzir os alunos de forma segura, acionar toda a equipe, em que cada um cumpriu sua função, e, após o ocorrido, ainda fizemos reparos e as adequações necessárias para retomarmos as atividades com segurança. Ter essa estrutura e equipe dedicada para olhar diretamente a esses riscos é um diferencial importante para as escolas, e os treinamentos que eventualmente fazemos nos permite realmente estar preparados para esse tipo de situação, sabendo o que fazer e aonde ir. Isso nos dá segurança e demonstra respeito à vida, que é o mais importante em um ambiente escolar.”

Izabella Milleo Bini, diretora do Colégio Positivo – Boa Vista.

O PAE na Posigraf

A Posigraf tem suas especificidades e representa muito bem a qualidade do Plano de Atendimento a Emergências que é colocado em prática no Grupo Positivo como um todo. Na gráfica, a equipe do SESMT é formada por quatro técnicos de Segurança do Trabalho (um administrativo e três que se revezam em turnos); um engenheiro de Segurança; um médico do Trabalho; e uma técnica de Enfermagem do Trabalho. A partir do PAE, esse pessoal atua em muitas frentes para evitar, controlar ou combater situações de emergência.

A situação de maior risco na gráfica é o armazenamento de materiais e substâncias combustíveis, como papel, madeira e GLP. De acordo com Paulo Cesar Caresia, engenheiro de Segurança da Posigraf, em casos de emergência, todos os colaboradores podem e devem participar, uma vez que eles são treinados periodicamente para esses momentos – em especial, é claro, os brigadistas e técnicos de Segurança. Ainda, o engenheiro explica que o SESMT opera também de maneira preventiva diante de condições de risco bastante específicas.

Os profissionais do SESMT da Posigraf:

  • constituem uma Brigada de Emergência;
  • mantêm um sistema de combate a incêndio (hidrantes e extintores, detectores de fumaça, alarmes e cortinas corta-fogo);
  • realizam simulados de emergência seguindo as normas do Corpo de Bombeiros
  • realizam simulados específicos para emergências químicas

“Exemplos disso são as adequações em máquinas e equipamentos com base nas normas regulamentadoras. Além disso, realizamos treinamentos de segurança, integrações de segurança e abertura de permissões de trabalho com risco considerável (atividades de trabalho em altura e espaços confinados, serviços elétricos em alta tensão e trabalho a quente). Também atualizamos frequentemente nossos procedimentos de segurança aplicados nos processos existentes e, por fim, fornecemos e controlamos os equipamentos de proteção individual (EPIs) dos nossos colaboradores.”

Paulo Cesar Caresia, engenheiro de Segurança da Posigraf.

Copy link
Powered by Social Snap