Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

O impresso e sua honra eterna

Na era digital, o material impresso parece aos poucos perder seu valor, mas ele sobrevive – e a Posigraf mostra por que

Vivemos um mundo cada vez mais digital e tecnológico e, diante desse cenário, a sociedade constantemente se pergunta: os materiais impressos ainda são importantes? Aqui no Grupo Positivo, a Posigraf dá conta de mostrar que, sim, eles ainda são e continuarão sendo não apenas importantes, mas fundamentais em qualquer contexto social e histórico. Afinal, a tecnologia digital não substitui o papel, uma vez que esses recursos têm funcionalidades distintas e podem se complementar.

“Em meio à era digital, os impressos se destacam como uma ferramenta poderosa e complementar às estratégias de comunicação, oferecendo benefícios únicos que a tornam indispensável em diversas situações”, afirma o gerente comercial da Posigraf, Fabio Cordeiro de Souza. De fato, o conteúdo impresso gera maior engajamento, retenção de informações e memorização do que o conteúdo digital – é o que revela um estudo recente da Universidade de Valência.

Na área educacional, o livro físico já mostrou ser a ferramenta mais eficaz no processo de aprendizagem, favorecendo a concentração, a compreensão e a memorização dos conteúdos. Como o universo digital é muito volátil, a leitura nesse ambiente tende a ser mais superficial, ao passo que os recursos físicos possibilitam uma experiência mais rica. O contato com o papel cria uma experiência sensorial que aprofunda a conexão com a mensagem, tornando-a mais memorável e impactante, comenta o gerente comercial.

EXCESSO DE INFORMAÇÕES

A internet é um lugar saturado de informações, que invadem nosso campo visual sem pedir licença. Essa é mais uma razão para valorizarmos os materiais impressos. As comunicações em papel são mais seletivas, de modo que, ao invés de ser bombardeado por uma abundância de conteúdos aleatórios, o leitor busca exatamente a informação de que precisa. Do ponto de vista comercial, o impresso é muito interessante, pois ele complementa as ações de marketing digital, alcançando públicos específicos e segmentados, que não estão constantemente conectados com o on-line.

ADAPTAÇÃO E INVESTIMENTO

Para manter-se forte – comprovando a eterna relevância do impresso –, a Posigraf tem se adaptado às transformações sociais, acompanhando de perto a evolução do mundo digital e tecnológico. “Integramos tecnologias inovadoras em nossos processos, máquinas e insumos, otimizando a produção e aprimorando a qualidade dos impressos”, explica Gilberto Alves da Silva Junior, diretor-geral da Posigraf.

Recentemente, por exemplo, a empresa adquiriu novas máquinas de impressão digital e laminação, além de um sistema de verniz U.V. de alta performance. As máquinas offset (para produção de impressões em larga escala) da Posigraf, por sua vez, são referência em precisão e eficiência, garantindo o gerenciamento exato da quantidade de tinta utilizada e ajustando automaticamente os parâmetros para diferentes tipos de papel. Isso resulta em uma utilização mais eficiente dos recursos, minimizando o desperdício e otimizando os custos de produção.

“Estamos em constante processo de aprimoramento, buscando soluções tecnológicas inovadoras e acompanhando as tendências do mercado e as necessidades dos nossos clientes”, complementa Fabio Souza. Inclusive, representantes da Posigraf estiveram na Alemanha, entre 28 de maio e 7 de junho deste ano, para participar da feira Drupa, um dos maiores eventos da indústria gráfica mundial. Lá eles tiveram a oportunidade de conhecer os mais recentes lançamentos em equipamentos e tecnologias do setor.

Outro investimento, segundo o gerente comercial, envolve a utilização de softwares de última geração para gerenciamento de projetos e controle de qualidade. Isso nos permite garantir a entrega dos trabalhos dentro do prazo e com o mais alto nível de excelência. A qualidade e a pontualidade nas entregas, aliás, constituem um dos principais diferenciais da Posigraf, que segue critérios específicos em cada etapa de produção, garantindo, assim, o padrão de seus impressos.

UMA GRÁFICA ENGAJADA

Além desse diferencial, há outros que colaboram para tornar a Posigraf uma empresa necessária mesmo em meio às dificuldades enfrentadas pelo mercado gráfico no Brasil. Com uma atuação que vai além da impressão de materiais, nossa gráfica se destaca em diversas iniciativas de conservação da natureza e é a primeira do país a obter certificações ambientais – fatores que fazem dela uma empresa referência em sustentabilidade na esfera nacional.

Também, por pertencer a um grupo educacional que se distingue pela inovação, a Posigraf beneficia de maneira significativa a área da Educação, oferecendo soluções didáticas ainda mais completas e personalizadas. “A Posigraf está comprometida com o futuro da Educação no Brasil, investindo em ações que garantem acesso ao ensino de qualidade e promovem a sustentabilidade e o desenvolvimento social. Acreditamos que esta é a base para construir um futuro melhor para todos”, analisa Silva Junior.

TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO

A Posigraf está engajada em muitas causas, principalmente na de conscientizar colaboradores, clientes e fornecedores sobre os benefícios dos materiais impressos no geral. Confira algumas iniciativas em andamento:

>> Campanhas anuais: por meio de redes sociais, e-mail marketing e materiais informativos, promovemos campanhas para compartilhar pesquisas e dados relevantes sobre a importância da impressão e do papel.

>> Parcerias estratégicas: com a ajuda de entidades como a Two Sides, referência global na promoção da sustentabilidade da indústria do papel, amplificamos o alcance das nossas ações de conscientização.

>> Cartilha informativa: distribuímos entre colaboradores, clientes e parceiros um material que aborda fatos relacionados ao papel, desmistificando crenças equivocadas e apresentando dados confiáveis sobre o uso responsável do material.

Copy link
Powered by Social Snap