Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Cultura Organizacional

Feedback: Uma prática a se transformar em cultura

Grupo Positivo realiza ações e disponibiliza ferramentas para tornar o diálogo mais presente e criar um ambiente psicologicamente ainda mais seguro

As competências organizacionais constantemente destacadas pelas empresas do Grupo Positivo – união, simplicidade, aprendizado e encantamento – são praticadas, entre outras maneiras, por meio de uma ação já bastante conhecida: o feedback. Porém, embora essa prática esteja cada vez mais presente em nossas empresas, ela ainda não se tornou uma cultura estabelecida, em que os laços de confiança entre colaboradores e seus líderes são fortalecidos e há um ambiente de segurança psicológica, com abertura ao erro.

No Grupo Positivo, reconhecemos o feedback como uma ferramenta que contribui para o crescimento contínuo do profissional e da empresa. Por isso, para preencher algumas lacunas, criamos em 2019 o Programa de Feedback, reforçando a necessidade do diálogo aberto, e desde então progredimos nesse processo. Novas soluções surgem tanto para valorizar e desenvolver o colaborador quanto para apoiar o relacionamento entre as pessoas.

Confira no quadro a seguir algumas ações e ferramentas que favorecem a prática do feedback em nossa organização:

Nas palavras de quem recebe e aplica

A coordenadora de Atração e Desenvolvimento de Talentos do Grupo Positivo, Tatiana Polak, relata que o feedback tem um enorme valor em sua vida. “É sempre um momento esperado, pois entendo que ele serve para recalcular a rota na minha carreira. A conversa com meu gestor me mostra como estou indo e quais são as expectativas dele e da empresa com relação a meu trabalho. Considero o feedback o meu ‘Google Maps’ – afinal, por meio dele conheço as opções de jornada que tenho aqui no Positivo”.

É por entender tão bem a importância do feedback que Tatiana o realiza periodicamente com sua equipe. Segundo conta, ela tem a meta de oferecer pelo menos quatro feedbacks formais para cada colaborador durante o ano, com registro na plataforma Gestão de Gente. Além desses momentos, ela promove feedbacks informais, que são conversas pontuais com os colaboradores para reconhecer ou agradecer pelo trabalho que está funcionando e indicar aspectos que podem ser melhorados.

Para aprender e refletir

Na visão do presidente da Positivo Educacional, Lucas Raduy Guimarães, o feedback consiste em um diálogo de aprendizado e reflexão sobre comportamentos e desenvolvimento profissional dentro da posição e atuação correspondente. “O feedback está mais ligado à competência do aprendizado do que às demais, mas acredito que todas elas podem se entrelaçar e se apoiar nessa prática”, analisa.

Aproveite as oportunidades de feedback que são oferecidas no Positivo. Contribua para tornar nosso clima organizacional cada vez melhor!

Copy link
Powered by Social Snap