As escolas são ambientes orgânicos, que precisam se adequar às constantes transformações do mundo. Nos colégios do Grupo Positivo, alunos e professores vêm aprendendo, cada vez mais, a lidar com a tecnologia e as novas metodologias pedagógicas, que surgem principalmente associadas a uma novidade impactante: a Inteligência Artificial (IA). Aqui, buscamos aprimorar as ferramentas de ensino e a aplicação dessas tecnologias em sala de aula, com o objetivo de potencializar a experiência do estudante.
Ou seja, a IA torna-se uma aliada, enriquecendo a experiência educacional por meio de abordagens como trilhas de aprendizagem personalizadas, assistência virtual interativa, suporte inteligente para aprendizagem colaborativa e realidade virtual com experiências imersivas. Apostar na capacitação dos estudantes de lidar com a evolução tecnológica promove o desenvolvimento de habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas complexos, atitude empreendedora, orientação por resultados e criatividade
Os professores também se beneficiam
E não são só os alunos que precisam ser capacitados para aproveitar ao máximo essa tecnologia – os professores também. A IA também oferece benefícios significativos para os docentes, permitindo a identificação de padrões nos dados de desempenho dos alunos e, assim, a detecção mais rápida e precisa de possíveis dificuldades de aprendizagem. Isso viabiliza intervenções personalizadas e eficazes.
De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, com professores dos Estados Unidos, Canadá, Cingapura e Reino Unido, assistentes virtuais podem reduzir a carga horária semanal utilizada na preparação das atividades escolares em aproximadamente 60%. Então, os professores passam a assumir papéis mais abrangentes, como curadores, geradores, mediadores e facilitadores de conteúdo, orientando os alunos a explorar a IA de maneira responsável e equilibrada.
Capacitação para trabalhar com IA
Em 2023, os professores dos colégios do Grupo Positivo puderam participar de duas capacitações, oferecidas pelo programa interno de desenvolvimento e formações continuadas. Uma delas ocorreu durante a Semana Pedagógica, no III Encontro Teia, com o objetivo de explorar o universo da Inteligência Artificial e fornecer aos docentes uma visão geral.
O outro momento foi um curso livre realizado no primeiro semestre do ano letivo, com o tema Combate à Desinformação: Chatbots e Motores de Busca. Nesse caso, o objetivo foi oferecer subsídios para a compreensão e a atuação no combate à desinformação on-line, a partir da apresentação das potencialidades e limitações dos chatbots e motores de busca.
Nas salas de aula, os estudantes têm feito uso da IA sempre com a mediação dos docentes. Por exemplo, em Língua Portuguesa e Literatura, os professores solicitaram a criação, com o auxílio do ChatGPT, de um poema no estilo característico do Romantismo. Após a criação do poema, os estudantes tiveram que fazer uma análise do que a IA apresentou, sendo, assim, estimulados a pensar criticamente.
“A partir de 2024, para apoiar o projeto pedagógico, os colégios do Grupo Positivo passarão a adotar a Max.IA, uma tecnologia educacional focada em ações preventivas e corretivas, visando uma aprendizagem mais relevante. Essa ferramenta prevê o desempenho dos alunos em avaliações previamente selecionadas pela instituição e, por meio de estudos direcionados, tende a evitar lacunas. A tecnologia se baseia em quatro pilares principais – pedagógico, cognitivo, psicométrico e comportamental –, permitindo ao aluno identificar com mais precisão os pontos de melhoria em sua jornada pedagógica e acessar conteúdos individuais com base em sua personalidade. O foco da solução é a aprendizagem e não apenas o resultado final.”
Lucas Willian de Souza, coordenador de Tecnologia Educacional no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios do Grupo Positivo.
Importante!
A Max.IA não substitui o papel do professor. Seu objetivo é apenas fornecer acesso instantâneo aos dados de desempenho dos alunos, permitindo a personalização das práticas educativas e a revisão de rotas ao longo do percurso, se necessário.
“Sabe-se que a inovação tecnológica está sempre em atualização. Por conta disso, os desafios são constantes e necessários, ainda mais no tocante à realidade escolar – afinal, estamos transitando do cenário analógico para o digital. Entretanto, esses desafios nos motivam a preparar os estudantes e os professores para as habilidades necessárias ao mundo atual, permitindo parcerias que tendem a ressignificar a experiência da aprendizagem.”
Lucimeire Leduc Peixoto Fedalto, coordenadora do Ensino Médio no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios do Grupo Positivo.