Vivemos imersos em uma cultura digital, em que tecnologias como Inteligência Artificial abrem um universo de possibilidades em muitos setores, em especial na Educação. Em conformidade com esse cenário, a Aprende Brasil Educação oferece para a rede pública de ensino do país, entre outras soluções educacionais, o Sistema de Ensino NAME. Por meio dele, os estudantes têm a oportunidade de uma formação integral para lidar com as questões da atualidade, desenvolvendo seus potenciais intelectuais e socioemocionais e sua cidadania.
O sistema é composto por recursos digitais que são compatíveis com a linguagem e a lógica de aprendizagem dos estudantes – os quais são estimulados a se tornar, no futuro, criadores de recursos inovadores. Além disso, as ferramentas do NAME motivam as crianças e os adolescentes a compreender as próprias emoções e as dos colegas, professores, familiares e pessoas de seu convívio, a desenvolver um olhar atento e empático para as diferenças sociais, físicas e culturais e a olhar tudo o que acontece com criticidade.
Assim, eles são formados como cidadãos capazes de entender o universo que os rodeia e de transformá-lo em um lugar melhor para a geração atual e as futuras. Afinal, a sociedade espera que as crianças e os jovens de hoje tenham a capacidade de inovar. É nesse sentido que o NAME mostra sua contribuição social, não apenas por possibilitar e incentivar a aplicação de recursos digitais em sala de aula, mas também – e sobretudo – por promover o desenvolvimento do indivíduo por inteiro.
Muitas maneiras de ensinar e aprender
Sabemos que os atuais modelos de aprendizagem, restrito à leitura e à escrita, não funcionam para todos, pois alguns aprendem melhor apenas escutando o professor ou um podcast, por exemplo. Já outros, preferem assistir a vídeos, fazer a leitura de infográficos e imagens ou até participar de jogos lúdicos, por meio dos quais se sentem desafiados. Por essa razão, a variedade de recursos impressos e digitais disponível hoje é muito importante, oferecendo a estudantes e professores a possibilidade de adaptação dos processos de ensino e aprendizagem.
O estudante como protagonista
Outro modelo a se pensar é aquele em que o professor é o detentor dos conhecimentos e o estudante, mero receptor de informações. A sala de aula do futuro (e por que não dizer a do presente?) deve ser um espaço que dê liberdade para o aluno conduzir sua jornada de aprendizado, criando hipóteses, teorias e ideias e desenvolvendo o pensamento crítico, para que ele se torne capaz de analisar informações apresentadas e associá-las a outros dados e contextos.
E, é esse o significado de formação integral, que é exatamente a proposta do Sistema de Ensino NAME, comprometido em formar cidadãos preparados para transformar a própria realidade e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. Afinal, estudantes educados dessa maneira tendem a ser mais ativos, críticos, autônomos e capazes de aplicar o conhecimento que adquirem na escola para conquistar seus propósitos – com o auxílio, é claro, dos recursos tecnológicos e da comunidade escolar.