Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Educação em foco

Destaques no Enem

Após intenso trabalho de preparação, Colégio Positivo e Curso Positivo confirmam sua tradição no Enem e comemoram resultados dos estudantes

Como já é tradição, os estudantes do Colégio Positivo e do Curso Positivo registraram excelentes resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ter um bom desempenho nessa prova é extremamente significativo, uma vez que ela é porta de entrada para universidades nacionais e até internacionais. E, para que os estudantes se sintonizem com a magnitude do Enem, tanto Colégio Positivo quanto Curso Positivo realizam um intenso trabalho informativo, explicando os detalhes da prova e incentivando a dedicação e o entusiasmo por parte dos alunos.

A metodologia utilizada por ambas as instituições inclui uma diversidade de ações e atividades que servem de preparação não só para o Enem, mas também para outros processos seletivos, como os vestibulares. “Acreditamos que o estudante precisa ter contato com a estrutura dessas provas – por isso, os simulados fazem parte de nossa rotina”, exemplifica Lucimeire Fedalto, coordenadora do Ensino Médio no Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios do Grupo Positivo.

Preparação completa

De acordo com a professora, no Colégio Positivo, além dos simulados, regularmente são realizados aulões de revisão para as provas oficiais. Também há um trabalho desenvolvido em redação, com propostas inéditas e semanais, que abordam temas da atualidade que são recorrentes nos processos seletivos. Sem contar as avaliações curriculares, dos demais componentes curriculares, com questões que colocam o estudante em contato com a estrutura dos vestibulares, e a semana Revisa Enem, período dedicado à aproximação do aluno com a prova, com os temas mais cobrados.

No Curso Positivo, por sua vez, o conteúdo de todo o Ensino Médio é abordado de maneira intensiva, com o apoio frequente de recursos tecnológicos. Os estudantes contam, por exemplo, com uma apostila somente com exercícios no formato Enem e acessam outros materiais e provas de anos anteriores para se familiarizarem com o exame.

Além disso, as turmas do 3º ano realizam provas e depois conferem na plataforma virtual Posiplay a resolução de cada questão gravada em vídeo pelos professores.

Dentro do Posiplay, existe também o Agenda Enem. Trata-se de um recurso muito importante, que disponibiliza centenas de conteúdos relacionados à prova, como entrevistas com os aprovados, a visão dos professores sobre os temas mais recorrentes, um banco de provas anteriores e estratégias para estudo e para a resolução de provas.

Para 2024, o material didático do Curso Positivo será atualizado, incluindo modelos de questões de diversas universidades e níveis de dificuldade – todos indicados pelos nossos professores. “Dessa forma, o aluno pode treinar para o Enem, para o vestibular ou o exame que preferir”, conta Elisa Schneider, especialista em Comunicação no Curso Positivo.

Os números comprovam

Em 2023, o Curso Positivo conquistou:

0
primeiros lugares
0
aprovados via Enem

Destaque para Eduardo Henrique Cassins Aguiar, aprovado em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com nota de 830,4. Além disso, durante os últimos dois anos, 50% das vagas de Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR) destinadas ao Enem foram preenchidas por alunos do Curso Positivo. Em 2022, Lucas Fontana Lima França obteve o primeiro lugar em Medicina pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o segundo lugar geral no exame tradicional da UFPR.

O Colégio Positivo também vem esbanjando excelentes resultados, especialmente na redação. Foram 26 notas acima de 900, com destaque para Júlia de Barros Teixeira (Colégio Positivo – Boa Vista), Arthur Borba Martins dos Santos (Colégio Positivo – Joinville), Marina Balsini (Colégio Positivo – Joinville), Angelina Kassulke Becker (Colégio Positivo – Joinville), Isabela Monteiro (Colégio Positivo – Hauer), Maria Eduarda Teixeira Costa (Colégio Positivo – Londrina) e Giovana Akemi Kiwara (Colégio Positivo – Joinville), que atingiram a pontuação de 940.

“Aprovações” antecipadas

O Positivo incentiva todos os estudantes do Ensino Médio a realizar o Enem – inclusive aqueles que ainda estão no 1º e 2º anos, na condição de treineiros. Dê uma olhada nos resultados que alguns deles conquistaram:

Pedro Augusto Santanna
(1M02 do Colégio Positivo – Master)
743,8Nota geral
960Nota da redação
Isabella dos Santos Stuart
(1M02 do Colégio Positivo – Master)
702,4Nota geral
940Nota da redação
Alexandre Alves Maciel Filho
(2M01 do Colégio Semeador)
741,7Nota geral
900Nota da redação
Gustavo Pereira Araujo
(1M01 do Colégio Semeador)
677,28Nota geral
660Nota da redação
Ana Luiza Dias Lourenço
(1M01 do Colégio Semeador)
694Nota geral
820Nota da redação
Ana Laura Abati Calza
(1M01 do Colégio Semeador)
673,98Nota geral
900Nota da redação

Semeador de conquistas

Uma das unidades dos colégios do Grupo Positivo que mais se destacou no último Enem foi o Colégio Semeador. A instituição obteve uma pontuação média de 665,36, o que a coloca como a única de Foz do Iguaçu entre as dez melhores do estado. É o que revela o ranking divulgado recentemente pelo jornal O Globo, a partir de uma pesquisa da empresa de tecnologia educacional AIO Educação. Os dados foram obtidos diretamente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep) e fazem parte da pesquisa Análise da evolução e disparidades nas notas do Enem.

Esse desempenho reflete a formação continuada dos professores, o projeto pedagógico robusto e estruturado, os projetos como assistência pedagógica e a qualidade do trabalho desenvolvido em todas as unidades educacionais do Grupo Positivo, para que nossos estudantes consigam alcançar suas metas: educação continuada dos professores, material didático de ponta e projetos como assistência pedagógica on-line e revisões semanais de tópicos essenciais (Revisa Aí). “Esse trabalho de preparação é realizado desde muito cedo, com acompanhamento individualizado, simulados, grupos de estudos, assistências e aulões de revisão”, complementa Henrique Pedrotti, coordenador do Ensino Médio do Colégio Semeador.

Fala
Campeão!

“No Ensino Médio, fui para o Colégio Positivo – Ângelo Sampaio começar a preparação para vestibulares e Enem. Mesmo naquele ano adverso, mantive os estudos com o apoio do Curso Positivo. Dessa forma, consegui a aprovação adiantada pelo Enem: o 1º lugar em Engenharia Elétrica na UFPR, diretamente do Terceirão. Um fator decisivo na minha nota foi o grande desempenho na prova de Matemática, o qual eu atribuo à base forte que foi construída desde os Anos Iniciais.”

Artur Matos Araújo, ex-aluno do Colégio Positivo – Ângelo Sampaio, conquistou uma pontuação excelente na redação do Enem (920) e o 1º lugar em Engenharia Elétrica na UFPR pelo Sisu.

O alívio
da aprovação!

“O resultado do Sisu foi a realização de um sonho de muitos anos e também um grande alívio. Eu não tinha passado na primeira chamada da UFPR e estava dependendo da nota do Enem para garantir minha vaga. Então, essa aprovação foi uma mistura de sensações únicas. Definitivamente, o Curso Positivo foi extremamente importante para que eu alcançasse uma nota tão satisfatória, principalmente porque o Enem não foi meu grande foco durante o ano.
Porém, pelo fato de ter construído uma base forte em todas as áreas, consegui contornar o fato de não ter feito um estudo tão direcionado para essa prova e no fim consegui uma nota muito alta. Além do Enem, fui aprovado no vestibular da UFPR e posteriormente no da UFSC – conquistas que atribuo também ao fato de ter realizado esse estudo integral de boa parte do conteúdo.”

Com nota geral de 776,3 e 960 na redação, Fernando Astolfi, estudante do Curso Positivo, é aprovado em Medicina na UFPR pelo Enem.

Copy link
Powered by Social Snap