A inovação parece estar sempre acelerando, alimentando uma busca incessante por mais qualidade, agilidade e conveniência em praticamente todos os setores. Como consumidores, respeitadas questões legais, ambientais e sociais, buscamos melhores serviços e produtos, que muitas vezes são fruto de inovações. Mas, como provedores de soluções educacionais, de ensino ou de serviços gráficos, o que nos motiva a inovar?
Ter uma motivação em comum nos une e nos ajuda a tomar decisões mais acertadas e de forma mais rápida. Assim, é fundamental identificarmos o que nos motiva a inovar nas empresas. Dada a pluralidade de nossas empresas e funções, podemos e devemos pensar em diferentes motivações para inovar. No entanto, arrisco dizer que há uma motivação que sempre nos serve de norte e que de alguma forma está na base de outras motivações: a de melhorar a vida das pessoas com o resultado de nosso trabalho.
Se queremos melhorar a vida das pessoas, precisamos transcender o ímpeto de fazer o novo ou o mais rápido sem uma dose saudável de pensamento crítico. É uma reflexão contínua, algo que não tem fim, pois vai nos levar a diferentes respostas ao longo do tempo, conforme evoluímos como empresa e profissionais e conforme nossos clientes e alunos vão mudando. No entanto, mesmo nos levando a inúmeras ações, essa reflexão nos direciona para um mesmo norte, que é o da conhecida regra de ouro: fazer aos outros o que gostaríamos que fizessem a nós. A inovação que vale a pena, não tenho dúvida, deve honrar a regra de ouro.
Focar na melhoria da vida do nosso cliente e aluno passa por aprimorar nossa vida dentro da empresa, com processos e rotinas mais produtivas e com um clima de trabalho mais elevado. Melhoria nunca é fácil: ela depende de competência, ou melhor, “competências”, no plural. Três das competências corporativas que temos trabalhado, Simplicidade, União e Aprendizado, têm relação direta com a melhoria interna da empresa (e de nós mesmos como profissionais). E a quarta competência, a do Encantamento, deriva diretamente da ideia de melhorar a vida das pessoas com nosso trabalho e inovações.
Queremos inovações? Certamente, de todos os tamanhos – grandes e pequenas, todas contam muito. Mas só se for com o propósito claro de melhorar a vida de nossos alunos e clientes. Nesse processo, nossa vida profissional e a história de nossa empresa vão se construindo em bases sólidas. Juntos, centrados em torno do melhor para nossos clientes e alunos, chegaremos à agilidade e à inovação que realmente importam.
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