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Primeiros passos do ADE Litoral Paranaense

Programa apoiado pelo Instituto Positivo busca melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática

Primeiros passos do ADE Litoral Paranaense

Programa apoiado pelo Instituto Positivo busca melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática

Após o período de implantação e sensibilização do território, o primeiro Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) do estado do Paraná, iniciado com o apoio do Instituto Positivo (IP), deu passos importantes em direção à criação de um plano de ação coletivo e colaborativo. A ideia é promover melhorias na educação pública do território no âmbito pedagógico e na gestão administrativo-orçamentária.

O IP e o ADE Litoral Paranaense – formado pelos municípios de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná – fizeram várias reuniões até estruturarem juntos um modelo de trabalho que busca alcançar o objetivo principal desse Arranjo: o aprimoramento pedagógico e a melhoria dos indicadores de Educação do território.

Para alcançar esse objetivo, foram criados dois programas: um com foco no fortalecimento do ensino em Língua Portuguesa e Matemática e outro concentrado no apoio à gestão pública. Cada um desses programas se desdobra em projetos construídos e pensados para atingir tal objetivo. Na sequência, vamos conhecê-los mais de perto.

Após todo o período de seleção, o ADE Litoral Paranaense teve início em março de 2022, com a anuência dos Prefeitos e dos Secretários Municipais de Educação. O novo ADE seguirá duas trilhas de atuação, conforme infográfico:

Principal objetivo:

Aprimoramento pedagógico e melhoria dos indicadores de Educação

Programa de fortalecimento de ensino de Língua Portuguesa e Matemática
Projeto de formação de coordenadores pedagógicos
Programa de apoio à gestão pública
Projeto Liderar
Projeto de apoio às questões administrativas e orçamentarias das SMEs participantes do ADE Litoral Paranaense

Programa de fortalecimento de ensino

Após um profundo diagnóstico, que teve como foco a análise de dados educacionais, e reflexões sobre a dinâmica da estrutura pedagógica, o grupo entendeu a necessidade de ouvir também os coordenadores pedagógicos e professores do território. Nasceu, assim, o projeto Vozes do Litoral, que por meio de uma pesquisa deu voz aos professores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

Pelos resultados dessa ação, foi possível mapear os principais desafios enfrentados em sala de aula nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e, a partir dos dados, construir os projetos e iniciativas que fortaleçam o ensino nessas duas disciplinas. Toda a ação foi elaborada por um grupo de trabalho formado por representantes das Secretarias Municipais de Educação, do Instituto Positivo – articulador do ADE – e de uma empresa especializada em pesquisa e avaliação em políticas públicas educacionais.

O próximo passo do programa é, com o apoio do Instituto Positivo, desenhar o projeto de formação continuada para os coordenadores pedagógicos, que contará com uma trilha de conhecimento cuidadosamente construída pelos próprios participantes do ADE, incluindo coordenadores pedagógicos.

Programa de apoio à gestão pública

O projeto Liderar, que integra o programa de apoio à gestão pública, tem como objetivo o fortalecimento dos secretários municipais de Educação e equipes técnicas das secretarias, por meio do desenvolvimento pessoal e da troca de experiências entre os participantes.

A pesquisa levanta os principais desafios e necessidades dos participantes e, a partir desses dados, é organizado o planejamento dos encontros.

Esse projeto no ADE Litoral Paranaense, cujo primeiro ciclo aconteceu em 2022, iniciou o ciclo 2023 no mês de março, após uma análise detalhada das necessidades apontadas pelos próprios participantes na pesquisa. Os encontros estão sendo conduzidos pelo Instituto Positivo e consultores bastante experientes, não só da área de Desenvolvimento Pessoal, mas também da área de Gestão Pública.

O Liderar tem como característica a flexibilidade de temáticas, buscando atender às necessidades dos participantes. Realizamos uma pesquisa preliminar para compreender quais são os principais desafios de gestão enfrentados pelo grupo no cenário de 2023, para então organizar o planejamento assertivo da ementa dos encontros. No resultado da pesquisa, os participantes destacaram a necessidade de aprofundar as seguintes temáticas: Comunicação Assertiva, Mediação de Conflitos, Inteligência Emocional e Gestão do Tempo.

Programa de apoio às questões administrativas e orçamentárias

O Instituto Positivo deu início ao projeto que visa prestar apoio individual às Secretarias de Educação do ADE Litoral Paranaense com relação às questões administrativas e orçamentárias, possibilitando compreender se os investimentos em educação estão se refletindo no desempenho acadêmico dos alunos. Também faz parte dessa ação auxiliar na compreensão do novo Fundeb, de seus impactos e da forma de organização das secretarias, e prestar o apoio com relação às dúvidas e aos interesses individuais de cada município. A adesão dos municípios é voluntária. Para essa construção, o Instituto Positivo conta com um parceiro técnico bastante experiente na área.

Outras ações importantes conduzidas pelo Instituto Positivo:

Diagnóstico dos territórios do PR

O Instituto Positivo, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Educação e Ensino do Paraná (Ciedepar) e a Associação de Municípios do Paraná (AMP), tem intenção de apoiar as Secretarias Municipais de Educação dos territórios Cantuquiriguaçu (Associação dos Municípios do Médio Oeste do Paraná), Amocentro (Associação dos Municípios do Centro do Paraná) e Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná) no desenvolvimento de um diagnóstico territorial sobre a educação pública local. Isso possibilitará um olhar coletivo aos desafios comuns da região e também o estabelecimento de metas e ações colaborativas que possam elevar os índices educacionais dos municípios envolvidos.

Movidos pela disposição em contribuir para a educação pública do Paraná, bem como apoiar e cooperar com o fortalecimento dos secretários municipais de Educação, o Instituto Positivo realizou uma seleção de territórios com base nos índices de desenvolvimento educacional. Constavam nessa seleção quatro regiões, entre as quais Cantuquiriguaçu, Amocentro, Amunop e Amlipa (Associação dos Municípios do Litoral do Paraná). Como, neste momento, o IP tem condições de apoiar diretamente a implantação de ADE em apenas uma região, baseado em índices educacionais, ele elegeu a região da Amlipa para receber o acompanhamento.

Cumprindo a ética de pesquisa, e em agradecimento pela participação das demais regiões, o IP está retornando aos demais territórios que participaram da seleção, apresentando os dados educacionais obtidos. Caso tenham interesse, o Instituto Positivo vai conduzir a discussão para um diagnóstico da educação local. Para isso, propõe a realização de uma oficina com duração de oito horas, dividida da seguinte maneira: quatro horas para exposição dos dados da região e quatro horas para discussão desses dados, realização de diagnóstico e definição de estratégias que possam contribuir para a elevação dos índices.

Na região de Cantuquiriguaçu a oficina aconteceu em 15 de fevereiro e, na Amocentro e na Amunop, nos dias 4 e 5 de abril, respectivamente.

Conclusão de ciclo na região Granfpolis

No dia 1º de março deste ano, ocorreu o evento no qual o Instituto Positivo comunicou oficialmente, em nome de todos os parceiros e da equipe, o encerramento da parceria técnica com o ADE Granfpolis. Os resultados obtidos ao longo dos sete anos de parceria foram extremamente positivos, o que reforça a certeza de que ainda há muito a se alcançar. O IP acredita sinceramente no potencial do ADE Granfpolis e, sob essa perspectiva, se despede do programa e deseja sucesso nos projetos futuros.

Como forma de incentivar a continuidade das atividades do ADE Granfpolis e agradecer por esses anos de parceria, o Instituto Positivo entregou um documento contendo algumas recomendações aos líderes do Arranjo para fortalecer, ainda mais, o ADE, promovendo assim a sustentabilidade, o engajamento dos participantes e a credibilidade.

O ADE Granfpolis também conta com parceiros que podem prestar apoio técnico ou financeiro. Empresas privadas ou estatais, organizações não-governamentais, universidades e movimentos da sociedade civil podem fazer parte desse grupo.

O objetivo principal desse modelo de governança é o de que a colaboração seja um elemento chave para o alcance das metas territoriais, ampliando o apoio mútuo entre as Secretarias de Educação, reduzindo a descontinuidade dos programas, promovendo sustentabilidade e, ao longo do tempo, contribuindo para ampliar a equidade entre os municípios.

Com a criação dessa estrutura, os municípios são empoderados e passam a ganhar mais autonomia. Ao se apropriar da metodologia do ADE, podem conduzir o programa ao longo dos anos mesmo sem a presença do mentor técnico.

O Instituto Positivo segue atuando e apoiando esse relevante mecanismo de colaboração territorial que são os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs). Todos os nossos conteúdos e produções seguem disponíveis em nosso site, de acesso público e gratuito, como sempre.

Expedição a Santa Catarina

Ainda no mês de março, os participantes do ADE Litoral Paranaense realizaram uma visita técnica a duas Secretarias Municipais de Educação: a de Águas Mornas e a de Garopaba, integrantes do ADE Granfpolis. Eles visitaram também a sede da Associação Granfpolis, que presta apoio contínuo aos municípios da região da Grande Florianópolis em várias áreas, incluindo a Educação.

O principal objetivo das visitas foi conhecer o funcionamento e os processos dessas Secretarias de Educação, já que ambas possuem indicadores educacionais que mostram bom desempenho em Língua Portuguesa e Matemática. Elevar os indicadores nessas disciplinas é o principal objetivo do ADE Litoral Paranaense.

Também houve a oportunidade de os participantes entenderem o funcionamento do Arranjo pela perspectiva dos integrantes do ADE Granfpolis – Arranjo já consolidado, com oito anos de atuação, também implantado com apoio do Instituto Positivo.

Com a visita, foi possível gerar reflexão e inspiração para que os secretários e suas equipes possam fortalecer cada vez mais suas práticas, além de trocar experiências e apresentar um pouco das ações no litoral paranaense.

Visita a Guaraqueçaba

A reunião de fevereiro do ADE Litoral Paranaense aconteceu na cidade de Guaraqueçaba. Na ocasião, além do encontro para discussão das pautas definidas pelo grupo, o secretário anfitrião, Sidney Leandro de Oliveira França, organizou uma visita à Escola Sibuí, localizada na comunidade de mesmo nome.

Um dos grandes desafios da Secretaria Municipal de Educação de Guaraqueçaba é fazer com que alunos, professores, suprimentos e estrutura mínima cheguem a essas escolas mais distantes – algumas das quais só é possível acessar por transporte marítimo.

Nesse contexto, o objetivo do Instituto Positivo é fortalecer os gestores do território e incentivar o trabalho colaborativo entre eles, promovendo, assim, a melhoria da qualidade da educação na região.

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