Widgetized Sidebar

This panel is active and ready for you to add some widgets via the WP Admin

Na vanguarda do ASG

Cuidado com o meio ambiente, com a ética e com a sociedade permeiam as empresas do Grupo Positivo

Na vanguarda do ASG

Cuidado com o meio ambiente, com a ética e com a sociedade permeiam as empresas do Grupo Positivo

O ASG (Ambiental, Social e Governança), também conhecido como ESG, em inglês, já faz parte do Grupo Positivo muito antes de o termo se popularizar mundialmente no ambiente corporativo. Além do papel social relevante desempenhado pelo Instituto Positivo no trabalho por uma educação pública de qualidade, as empresas que fazem parte do Grupo encabeçam uma série de iniciativas com o objetivo de fazer do mundo um lugar melhor para se viver – hoje e amanhã.

Um Desafio Para AMAr

Fundada em 2010 por um dos sócios do Grupo, a Associação Maria Amélia é uma organização sem fins lucrativos, localizada no Jardim Gabineto, e atende, gratuitamente e em período integral, crianças em situação de vulnerabilidade social, moradoras da região.

Em 2018, o Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Amélia passou então a ser administrado conjuntamente pelo Colégio Positivo e pelo Instituto Positivo, além de contar com o importante apoio das demais unidades do Grupo Positivo para soluções didáticas e tecnologias educacionais.

O Amor Contagia

Criada em março de 2020, a campanha “O Amor Contagia” arrecadou doações para atender demandas emergenciais na área da saúde e apoiar ações e entidades sociais, como lares e asilos, que foram fortemente impactados pela pandemia de covid-19. Aproximadamente 130 instituições assistenciais e 60 hospitais foram beneficiados. Foram arrecadados  e distribuídos mais de R$ 17 milhões em medicamentos, insumos hospitalares, EPIs, cestas básicas e kits de higiene.

A ação foi desenvolvida pelas Promotorias de Justiça do Ministério Público do Paraná, Ministério Público do Trabalho, FUNPAR e UFPR. O Instituto Positivo participou ativamente da campanha, envolvendo todas as empresas do Grupo Positivo nessa grande mobilização comunitária e emergencial.

Compliance

Alinhado a elevados padrões de integridade, legalidade e transparência, em 2016, o Positivo criou a área de Compliance, com atuação autônoma e independente, responsável por planejar e colocar em prática as ações do Programa de Integridade Positivo, iniciativa que tem como missão fortalecer e divulgar a cultura ética nas diferentes áreas de atuação do grupo. O Programa reúne uma série de ações preventivas, educativas e de controle interno para assegurar a conformidade dos negócios do Positivo em relação aos seus valores e às regulamentações vigentes, bem como promover o respeito e a integridade nas relações. O Código de Conduta, Política Anticorrupção e demais políticas e normas internas podem ser consultadas no Canal Aberto Positivo (www.canalabertopositivo.com.br), por meio do qual também é possível relatar – de forma sigilosa e confidencial – comportamentos ou situações que impliquem ou possam implicar em qualquer forma de violação. O Positivo busca a disseminação de seus valores e do seu Programa de Integridade, esperando que seus clientes, parceiros e fornecedores atuem como agentes da ética, contribuindo para um ambiente saudável para o desenvolvimento dos negócios.

Mata do Uru

As ações com foco na conservação da biodiversidade começaram a ser executadas ainda em 2003, com a adoção da Reserva Mata do Uru, na Lapa (PR). Por meio do Programa de Desmatamento Evitado (PDE) – uma iniciativa da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) –, o Grupo Positivo garante recursos para manter a conservação da Mata do Uru. Ao longo de 19 anos, o Positivo já investiu quase R$ 2 milhões na conservação e manutenção da área e, com esse investimento, ajuda a conservar a Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados em todo o planeta.

Essa ação investe recursos não apenas na compensação das emissões promovidas pela impressão de materiais gráficos na Posigraf, mas também em serviços ecossistêmicos prestados pelas áreas naturais, refletindo diretamente em questões morais, éticas e culturais que beneficiam toda a sociedade.. Pelo programa de educação ambiental já passaram milhares de estudantes de escolas públicas e particulares, além da reserva ter se tornado atração turística na cidade histórica da Lapa.

Certificações ambientais

A Posigraf foi a primeira gráfica brasileira a receber as certificações ISO 14001 e ISO 9001, além da certificação FSC®, que atesta a origem controlada do papel utilizado no processo de impressão, e da certificação ISO 45001, que estabelece requisitos relacionados à Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional. Ainda, a partir de um compromisso voluntário e direto à conservação da biodiversidade, a Posigraf foi a primeira indústria a alcançar a certificação LIFE – Lasting Initiative For Earth, metodologia que fornece orientações estratégicas às organizações para garantir a efetividade em ações de conservação e biodiversidade, possibilitando que quantifiquem e compensem, de forma objetiva, seus impactos aos recursos naturais.

Prédio Sustentável

A Positivo International School foi a primeira escola do país a receber a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) nível ouro, da Green Building Council Brasil, para construções verdes. O modelo construtivo oferece vantagens significativas, graças à estrutura inovadora, como a redução quase pela metade do consumo de água potável e economia de 74% da energia elétrica, com o aproveitamento da luz natural e o uso de sistemas inteligentes que aproveitam os potenciais inerentes ao meio ambiente. Conforto térmico, luminoso e acústico, qualidade do ar e redução do impacto ao entorno foram outros aspectos avaliados. O LEED ouro da Positivo International School se soma à certificação ISO 14001 de gestão ambiental, que reconhece os esforços das unidades educacionais do Grupo Positivo em minimizar seus impactos ambientais.

Logística Reversa

Em 2017, em parceria com os colégios do Grupo Positivo, a Posigraf implantou o projeto de Logística Reversa, que arrecada livros e materiais de papel para reciclagem. Em 2019, o projeto foi um dos vencedores do 17.º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho – o maior da indústria gráfica do estado -, na categoria Sustentabilidade.

Copy link
Powered by Social Snap