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Instituto Positivo comemora 10 anos com foco na qualidade da educação

Conheça as iniciativas do IP para fortalecer a Educação pública brasileira

Instituto Positivo comemora 10 anos com foco na qualidade da educação

Conheça as iniciativas do IP para fortalecer a Educação pública brasileira

No ano em que o Grupo Positivo completou 40 anos, criou o Instituto Positivo (IP). Lá se vão dez anos de gestão do Investimento Social Privado do Positivo com inúmeras ações e serviços realizados. “Uma empresa que gera resultados alicerçada em princípios éticos, e que reserva parte do seu lucro para destiná-lo de forma profissionalizada à comunidade, concretiza na prática o compromisso com uma sociedade melhor”, destaca a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak.

 

A principal vocação do Instituto, a Educação, comunga com a do Grupo como um todo. Assim, desde 2015, o IP passou a instituir como prioridades de ação e de propósito o fortalecimento e a melhoria da Educação Básica brasileira, tornando-se especialista na disseminação de conhecimentos sobre Regime de Colaboração e no incentivo à implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADEs).

“Optamos por participar da implantação de ADEs, no papel de facilitador e mentor técnico da metodologia, prestando apoio para a mobilização do grupo de secretários e suas equipes, na elaboração do diagnóstico territorial, das metas, do plano de ação e do monitoramento e avaliação das iniciativas”, descreve a diretora.

Foi com esse pensamento que, em 2015, o IP implantou o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Granfpolis, formado por 22 municípios membros da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, em Santa Catarina. A parceria entre a Associação e o Instituto foi pioneira e resultou no primeiro ADE do sul do país. O trabalho no ADE Granfpolis continua com ações e projetos voltados aos gestores escolares, secretários municipais de Educação e suas equipes técnicas, com resultados expressivos aos mais de 100 mil estudantes da região.

Em 2022, em comemoração aos 10 anos, o IP contribuiu com a implantação do primeiro Arranjo do estado do Paraná, o ADE Litoral Paranaense, que contempla sete municípios da região. As atividades já iniciaram com participação efetiva dos profissionais da Educação. “Quando as competências técnicas e os recursos são escassos, lançar mão da colaboração entre pares é uma alternativa inteligente e viável. Nosso papel é mostrar como a colaboração entre municípios pode ser colocada em prática e alcançar os objetivos propostos”, revela Eliziane.

Nesses 10 anos, o Instituto Positivo sempre esteve muito presente em discussões nacionais sobre políticas públicas voltadas para Educação, em especial, às relacionadas aos ADEs. Participou de reuniões no Conselho Nacional de Educação (CNE), na Câmara dos Deputados, acompanhou votações e discussões sobre Projeto de Lei dos Arranjos, fez articulações e continua contribuindo com o conhecimento sobre o assunto.

Nos últimos anos, pensando em disseminar ainda mais conhecimento, o Instituto Positivo lançou importantes materiais de pesquisa sobre o Regime de Colaboração e os Arranjos de Desenvolvimento da Educação.

Em 2017, foi publicado o livro Cooperação Intermunicipal: experiências de Arranjos de Desenvolvimento da Educação no Brasil, em parceria com o pesquisador Fernando Luiz Abrucio, referência no tema, e com apoio do Movimento Colabora Educação.

No fim de 2018, em parceria com o Movimento Colabora Educação, foi publicada a 1.ª edição da Revista ColaborAÇÃO, uma publicação periódica inédita no país sobre o tema, que conta com a participação de diferentes atores do cenário educacional. A intenção da revista é dar voz àqueles que podem compartilhar experiências e conhecimentos, e disseminá-los entre os que buscam caminhos para alcançar melhorias na Educação.

Além disso, a publicação apresenta quem são as organizações e os profissionais que estão atuando em prol do Regime de Colaboração como mecanismo de fortalecimento das políticas educacionais. A revista está na décima edição.

Para apresentar a história dos ADEs brasileiros, em 2021, o Instituto iniciou a publicação de 13 e-books que relatam a implantação, o desenvolvimento e as experiências vivenciadas pelos Arranjos. O material serve de pesquisa e de inspiração a outros gestores que buscam alternativas para melhoria da Educação. “Contamos a nossa história no e-book, quisemos mostrar como o trabalho colaborativo contribui, pois possibilita a troca de experiências e a realização de ações em conjunto, já que muitas delas não seriam possíveis de serem realizadas isoladamente por um município. Apesar de todas as dificuldades comuns enfrentadas pelo ensino público, é consenso entre todos os membros do ADE Granfpolis que o mecanismo de colaboração impacta positivamente as políticas educacionais, trazendo para o centro do diálogo, e, principalmente das ações, a melhoria da qualidade da Educação, por meio de ações que fazem sentido e apresentam resultados. O Instituto nos mostrou um caminho importante a ser trilhado e já estamos colhendo bons frutos”, enaltece o secretário municipal de Educação de Águas Mornas (SC) e líder do ADE Granfpolis, Mário Fernandes.

Para marcar os 10 anos, o Instituto lança o livro “Arranjos de Desenvolvimento da Educação: o que podemos aprender com as suas trajetórias?”, com objetivo de apresentar o cenário que envolve os ADEs em funcionamento hoje no país, a fim de contribuir na consolidação desse mecanismo no qual acredita. A busca constante pela qualidade da melhoria da Educação faz o Instituto ser cada vez mais reconhecido e referência. “É difícil uma entidade social completar 10 anos, porém, com o esforço do Grupo Positivo, com o posicionamento de querer contribuir efetivamente com a Educação brasileira, o Instituto se fortalece dia a dia. Muito já fizemos, mas ainda temos um longo caminho pela frente”, finaliza Eliziane.

“Trabalhar com o investimento social de um Grupo educacional forte como é o Positivo, que completa 50 anos, é se sentir envolvido em uma atuação responsável, séria e verdadeiramente comprometida em alcançar resultados para a melhoria da educação do nosso país. É muito bom ver o amadurecimento do Instituto ao longo dos últimos anos, refletido em apoios sólidos e na produção de mais de 25 obras, entre livros, revistas e e-book que posicionam o IP como referência no tema dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação.”

Maria Paula Mansur Mäder, coordenadora de Produção e Disseminação de Conhecimento e Comunicação no Instituto Positivo

“Trabalhar com o investimento social de um Grupo educacional forte como é o Positivo, que completa 50 anos, é se sentir envolvido em uma atuação responsável, séria e verdadeiramente comprometida em alcançar resultados para a melhoria da educação do nosso país. É muito bom ver o amadurecimento do Instituto ao longo dos últimos anos, refletido em apoios sólidos e na produção de mais de 25 obras, entre livros, revistas e e-book que posicionam o IP como referência no tema dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação.”

Maria Paula Mansur Mäder, coordenadora de Produção e Disseminação de Conhecimento e Comunicação no Instituto Positivo

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